PT EN ES

Regulamento Entretodos 2018

Baixar regulamento

REGULAMENTO DO 11º ENTRETODOS FESTIVAL DE CURTAS - METRAGENS DE DIREITOS HUMANOS

O ENTRETODOS - Festival de curtas-metragens de direitos humanos abre inscrição para a 11ª edição, a ser realizada entre os dias 10 e 15 de setembro. A proposta é promover a cultura de Direitos Humanos a partir da linguagem audiovisual, buscando dar visibilidade a produções de curtas-metragens nacionais e internacionais que sejam capazes de sensibilizar e provocar debates em torno de questões sociais, raciais, de cidadania e de identidade de forma lúdica, poética e participativa.

As inscrições, realizadas conforme este Regulamento, vão de 25 de maio a 24 de junho de 2018 às 23h59, com liberalidade de ampliação dos prazos. São gratuitas aos realizadores as inscrições realizadas diretamente pelo site do Festival ENTRETODOS (http://www.entretodos.com.br). Pela plataforma FESTHOME (https://festhome.com/) o valor da inscrição está sujeito às condições da mesma.

CONDIÇÕES DA INSCRIÇÃO
Poderão ser inscritos filmes de até 25 minutos de duração, brasileiros e estrangeiros, captados em qualquer formato, nos gêneros ficção, documentário, animação e experimental, realizados em qualquer data e relacionados às temáticas dos Direitos Humanos e, preferencialmente, em alta definição.

É condição de inscrição e participação, sendo eliminados e desclassificados na pré-seleção, os filmes que não cumpram este Regulamento, bem como os seguintes requisitos: - Em razão da acessibilidade, a cópia de exibição dos filmes deve ser acompanhada das legendas em português com extensão .srt ou em time code;
- A inscrição dos curtas-metragens deve ser feita exclusivamente por pessoa física maior de 18 (dezoito) anos;
- É vedada a inscrição por qualquer pessoa engajada na produção ou na organização do Festival;
- Os filmes devem ter sua inscrição inédita neste Festival, não podendo concorrer os curtas-metragens que já tiverem sido premiados ou participado em edições anteriores.

O produtor e/ou diretor se responsabiliza por possíveis danos causados ao Festival ou a terceiros, bem como os direitos de uso de imagem e direitos autorais vinculados ao curta-metragem inscrito, bem como os direitos autorais da trilha sonora. Sem prejuízo das perdas e danos aplicáveis, caso haja infração de direitos de propriedade de terceiro em relação ao curta-metragem, o ENTRETODOS poderá, a seu exclusivo critério, desclassificar o produtor ou diretor.

O remetente de cada curta-metragem será responsável pelas eventuais despesas de envio do material de inscrição e de exibição. A Organização do Festival não se responsabiliza por extravios, perdas, danos, impostos ou quaisquer outras penalidades e despesas decorrentes do não cumprimento deste Regulamento e da legislação aplicável.

O material enviado pelo correio deve conter o comprovante de Sedex, Sedex 10 ou Correio Registrado, dirigido a:
Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo SA
Rua Libero Badaró, 293 - 7 andar cj 7C
Centro - São Paulo - SP
CEP 01009-907
Brasil

A data limite para postagem é 24 de junho de 2018 e a inscrição somente será efetivada após o recebimento de todos os itens estabelecidos neste Regulamento.

COMPOSIÇÃO DO ACERVO DO FESTIVAL
Os curtas-metragens inscritos passarão a fazer parte permanentemente do acervo de vídeos e do acervo digital do Festival ENTRETODOS, ficando disponíveis para curadores de outros festivais, exibições para fins culturais, educativos, debates públicos, mostras gratuitas, oficinas formativas, eventos de divulgação do Festival, cineclubes temáticos, formação de servidores públicos, formação de educadores, disponibilização online no site do Festival e por streaming, programas televisivos e digitais vinculados ao Festival, mostras itinerantes do ENTRETODOS, consulta em bibliotecas públicas e particulares, sempre em caráter gratuito e sem fins comerciais. Assim como as possibilidades acima descritas, outras modalidades de exibição que possam ocorrer dentro de atividades relacionadas ao “ENTRETODOS” deverão ser comunicadas aos realizadores inscritos.

O produtor e/ou diretor deve definir se deseja ou não participar da MOSTRA ENTRETODOS ONLINE e também se deseja disponibilizar o seu filme para a exibição na web e por streamingno momento do preenchimento do formulário de inscrição. Os filmes da MOSTRA ONLINE ficam acessíveis durante o período da mesma no site www.entretodos.com.br ou por streaming.

Os produtores e/ou diretores que desejarem que seus filmes não integrem o acervo do 11º Festival deverão informar a Curadoria, no prazo de até 05 (cinco) dias após o encerramento das inscrições do Festival, mediante e-mail para a Organização: contato@entretodos.com.br. Em caso de silêncio, será entendida a concordância do pertencimento.

PREMIAÇÃO
Somente fará jus ao prêmio a pessoa física vencedora que preencher todos os requisitos do edital, bem como entregar dentro dos prazos os documentos e informações solicitadas pela Organização do ENTRETODOS, não havendo impedimentos legais e/ou tributários sob sua responsabilidade.

Serão duas modalidades de premiação pela Mostra Competitiva, sendo que todos os curtas-metragens inscritos e selecionados concorrem nas duas modalidades: 5 (cinco) curtas-metragens, escolhidos pelo Júri Oficial em cada uma das 5 (cinco) categorias a serem definidas após o recebimento de todas as inscrições, receberão o prêmio no valor de R$ 5.000,00 (Cinco mil Reais) cada; 1 (um) curta-metragem escolhido pelo Júri Popular por meio de votação presencial nas salas de exibição do Festival receberá o prêmio no valor de R$ 5.000,00 (Cinco mil Reais), podendo ser premiado por ambos os juris – Oficial e Popular; e 1 (um) curta-metragem escolhido pelo Júri Popular por meio de votação online será conferido com troféu e certificado, sem qualquer valor monetário.

O valor dos prêmios sofrerá dedução de impostos, conforme legislação brasileira em vigor e será pago mediante apresentação de nota fiscal ou outro documento legalmente equivalente.

Se a produção audiovisual for da responsabilidade de um grupo de pessoas, o prêmio será único, cabendo a este mesmo grupo decidir sobre sua propriedade ou pela divisão do prêmio.

Caso os inscritos estrangeiros não residam ou não estejam presentes no momento da premiação, devem constituir um representante residente no Brasil, mediante procuração, sendo que, se redigida em língua estrangeira, deve ser acompanhada de respectiva tradução para que possa receber o eventual prêmio em seu lugar.

Organização do Festival ENTRETODOS