O ENTRETODOS é um festival de filmes curtos (até 25 min), competitivo e gratuito, que trata de assuntos relacionados aos Direitos Humanos e à Cidadania.
Buscamos ampliar os acessos aos debates relevantes envolvendo os mais diversos temas abarcados pela Declaração Universal de Direitos Humanos e as demais Declarações sobre grupos socialmente minorizados. Apontamos a pluralidade das pautas de Direitos Humanos a partir de temas que penetram os mais fundamentais e cotidianos alicerces de nossa sociedade e individualidade.
Assistir aos filmes que chegaram de várias partes do Brasil e do mundo para a 17ª edição de 2024 revela algo especial: mesmo em meio às notícias e acontecimentos complicados, esses filmes trazem mensagens de superação e esperança.
Em tempos de medo constante e cansaço paralisante, que envolvem as vivências individuais e permeiam as relações, o pessimismo pode parecer quase inevitável. Este cenário, presente tanto no cotidiano quanto na ficção, pode aparecer de forma transversal ou no centro das narrativas.
A arte, a cultura e a educação se tornam imperativas na oposição à possível barbárie – que para alguns já é uma realidade cotidiana. Novos caminhos estão emergindo, conectando-se à essência da comunidade e à busca por ancestralidade e raízes que sustentam elementos estruturantes. Essa jornada promove um reencontro consigo mesmo e com a essência dos outros.
Não é necessário aceitar o medo que se aproxima. Que os encontros, os filmes e as conversas que surgirem tragam bons sentimentos e reflexões que transcendam, inspirando e renovando a esperança!
Reforçamos: o ENTRETODOS é um espaço empático necessário entre o EU e o OUTRO para que, juntos ou separados, possamos pensar e moldar um mundo enraizado na pulsão de VIDA.
Acompanhem nosso site e redes sociais para participarem do ENTRETODOS 2024.
Realizadores
Desenvolvimento web
Cazuma Nii Cavalcanti
Mídias sociais
Débora Salvador
Júlia Paccanaro Rosa
Edição de vídeo
Kenji Higashi
Produção
Camila Ap Biage
Fabrício Amaro
Júlia Paccanaro Rosa
Kenji Higashi
Direção de arte
Débora Salvador
Produção executiva
Lucila Lang
Coordenação
Jorge Grinspum
Curadoria
Antonia Moura
Barbara Matias
Camila Ap Biage
Daniel Grinspum
Fabrício Amaro
Kenji Higashi
Jorge Grinspum
Manu Sobral
Natália Lopes
Parceiros e Apoiadores
Spcine
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Secretaria Municipal de Cultura
Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo
Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso
Instituto Federal de São Paulo
Cinemateca Brasileira
Universidade Federal do ABC